It takes the black keys and the white keys both, to make perfect harmony.

Too many young musicians today want to win polls before they learn their instruments.

Benny Goodman

 

A efeméride escapou-me, mas não passou ao lado de Luís Cunha, o director da Orquestra de Jazz do Hot Club de Portugal, que convocou a orquestra para o concerto do Hot de 16 de Janeiro.

Em 16 de Janeiro de 1938 Benny Goodman realizou no Carnegie Hall de New York, o que é por muitos considerado «O mais importante concerto da História do Jazz».

E se musicalmente ele foi um inequivocamente um excelente concerto, para a sua importância acrescem dois factos: em primeiro o de ter sido realizado numa sala de concertos, nada menos que o Carnegie Hall, pois claro, o que lhe atribuía a marca de um concerto de música «séria», realizado para ser fruído como música para ser ouvida e não música de entretenimento, para dançar ou outro motivo que não estritamente musical; e um segundo pela composição da orquestra, mista, integrando músicos negros e brancos - entre os negros figuravam Teddy Wilson, Count Basie, Lionel Hampton ou Lester Young.

Estes dois factos contrariavam em absoluto os padrões e as atitudes da altura. Mesmo os mais eruditos dos músicos de Jazz tocavam apenas «música de entretenimento». Duke Ellington, por exemplo, considerava-se a si mesmo um entertainer e tinha por hábito dividir os seus concertos em duas partes, uma primeira com os seus temas mais complexos, dirigido aos melómanos e aos amantes do Jazz, e uma segunda parte destinada aos dançarinos, para quem o swing era popular.

Por outro lado, mesmo se o Jazz se tornou muito popular nos anos 30 por todo o país, os grupos e as orquestras eram, ou negras ou brancas, sendo toda a integração não tolerada. Billie Holiday, que tinha a pele muito clara, descreve na sua autobiografia, de forma dolorosa, como era obrigada a disfarçar-se de negra ou de branca, de acordo com a orquestra onde cantava, em especial nos estados do Sul.

A elegância personificada, clarinetista virtuoso, Benny Goodman era notável pela fluência, lirismo e melodia, que contrastava com a forma mais rude dos clarinetistas negros da altura, mas ele haveria de ser reconhecido como uma grande influência no instrumento. Benny Goodman gozava de um enorme prestígio entre o público branco, tendo sido cognominado de «Rei do Swing», o que era e é contestado por muitos. Diria que o reconhecimento do seu valor levou mesmo algum tempo. Mas o mérito, os méritos, de ter elevado o Jazz à categoria de Arte e a integração que assumiu, até como provocação, bastante antes mesmo de ela ser uma bandeira dos direitos humanos nos Estados Unidos, é dele.

É dele a frase «It takes the black keys and the white keys both, to make perfect harmony.»

Benny Goodman's Carnegie Hall Concert of January 16th, 1938

(29 Jan 2018)